Mapa de empatia e o perfil de público-alvo

As metodologias de Design Thinking e Design Estratégico possuem excelentes ferramentas para organizar melhor as ideias. Com as ideias mais organizadas, fica mais fácil desenvolver ações e projetos. 

A ferramenta que gostaria de mostrar nesse artigo chama-se “Mapa de Empatia” e foi desenvolvida pela companhia XPLANE.

A sua principal função é mapear perfis de clientes através de um exercício de empatia, ou seja, nos colocando no lugar do outro.

Muitas vezes não há verba para fazer pesquisa de mercado, grupos focais, para conhecer melhor o público alvo das nossas ações. Porém, nós temos uma boa ideia de quem são esses públicos e muitos gestores possuem muitas informações sobre os seus clientes.

O Mapa de Empatia é um exercício para elencar e organizar as características de determinados perfis de público.

Trata-se de um quadro com algumas divisões, que devem ser preenchidas fazendo o exercício de se colocar no lugar do público alvo.

 

 

 

Fonte da imagem: http://paulaquaiser.com/wp-content/uploads/2015/11/mapa-de-empatia-canvas.png

Para quem quer ter uma visão geral vale a pena assistir o vídeo explicativo:

 Esse processo explora o conhecimento que as equipes da agência e da empresa-cliente já possuem dos públicos estratégicos que a campanha vai atingir. Não substitui uma pesquisa formal (quali ou quanti), mas ajuda muito a nortear as ações de comunicação e marketing.

Nós usamos essa ferramenta aqui na Sin, aproveitando para envolver todos os setores da agência num estudo mais aprofundado sobre os perfis dos públicos-alvo do cliente e para compartilhar experiências na área e conhecimentos técnicos de nossos profissionais.

Ao final do exercício a equipe que está trabalhando no projeto terá mais noção sobre as pessoas que serão impactadas nas ações.

Abaixo um “resumão” com toda a explicação de como deve ser utilizado.

 

Se gostou, compartilhe e comente!

Sobre Jorge Gadelha

Jorge Gadelha

Comentários